Amigo de Oração

O projeto Amigo de Oração consiste em uma estratégia de cuidado para garantir o direito de crianças e adolescentes à vinculação e participação, de livre escolha, de instituição religiosa de diversas crenças.

O Amigo de Oração será um voluntário com estreita vinculação e participação em instituição religiosa de qualquer crença e pode desenvolver um trabalho com o acolhido de incentivo e acompanhamento em atividades espirituais SEMPRE que a criança ou adolescente demonstrar interesse em participar, buscando o acolhido na instituição de acolhimento, levando-o à instituição religiosa e trazendo-o para a instituição de acolhimento no término da atividade religiosa.

Essa relação do acolhido com o Amigo de Oração e com a instituição religiosa possibilitará interação social com a comunidade religiosa e estreitamento dos laços com o voluntário que pode vir a tornar-se figura de referência na vida do adolescente, colaborando para seu desenvolvimento pessoal e emocional.

De acordo com o Artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), toda  criança/adolescente tem direito à liberdade religiosa. Compreende-se que respeitar as crenças religiosas de cada acolhido é fundamental para a autoestima, autovalorização e sentimento de pertencimento e, por isso, é necessário permitir às crianças e adolescentes cultivar o espírito religioso. Quando desejada, a vivência religiosa é importante para a construção do sujeito.

Critérios de inclusão:

– Possuir 18 anos ou mais;
– Participar da entrevista e das oficinas de capacitação e sensibilização;
– Concordância com os líderes religiosos da instituição que tem a intensão de participar do projeto.

Critérios de exclusão:

– Apresentar conduta que o desabone;
– Responder processo criminal;
– Desejar tonar-se “Amigo De Oração” para cumprir promessa, tentar sanar depressão ou qualquer outro motivo incompatível e prejudicial ao projeto;
– Apresentar entendimento controverso em relação aos objetivos do projeto;
– Fazer parte do cadastro de adoção;

Participantes (acolhidos)

Critérios de inclusão:

– Apresentar perfil condizente com o projeto.
– Participar da orientação com a equipe técnica.
– Desejar ser incluído no projeto.